Home R.Borges Lagoa, 1231 cj. 64
Tels: (11) 5572.8517/1187/6947
04038-903 - São Paulo - SP
lcrh@laertecordeiro.com.br

LOCALIZAÇÃO (MAPA)
Fale Conosco
   
Linked In Seguir @LCordeiro_CRH
Áreas de Atuação Pesquisa de
Oferta de Empregos
Tabela de
Salários Gerenciais
Artigo Mensal Banco de
Profissionais Disponíveis
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail

São Paulo, Março de 2003.

Amigo Executivo/Profissional,

REF.: DEMISSÃO DE EXECUTIVOS

Nestes últimos anos, a demissão de executivos das empresas tornou-se um fato corriqueiro no mercado, complicado por não haver oferta de vagas capaz de rapidamente absorver os profissionais que perdem seus empregos.

Algumas empresas mostram preocupação com os destinos dos seus demitidos, outras nem tanto. Em alguns casos falta a preocupação, noutros faltam recursos financeiros para proporcionar condições de saída mais favoráveis.

Em verdade, vejamos quais as alternativas disponíveis para as empresas demissoras, com relação aos seus executivos demitidos:

1.

NÃO FAZER NADA DE ESPECIAL

É o velho “Passe no Caixa”, cumprindo-se apenas a responsabilidade trabalhista legal da Empresa para com o seu demitido. Ocorre a rescisão, sem adição de qualquer beneficio extra, na saída.

2.

“PASSE NO CAIXA II”

Versão modificada do modelo anterior, dando-se em alguns casos um aviso prévio pago em valores ampliados (p.ex.: 3 meses de salários) ou a manutenção do convênio médico por alguns meses até arrumar um novo emprego, ou ainda mais alguns benefícios adicionais. Não há qualquer preocupação manifesta, com relação à recolocação do demitido.

3.

RECOLOCAÇÃO VIA RECURSOS HUMANOS

É quando a empresa demissora, além de praticar o “Passe no Caixa II”, procura ajudar o seu executivo demitido a se recolocar no mercado, através de esforços diretos do seu próprio Departamento de Recursos Humanos. Embora tal procedimento possa funcionar razoavelmente para funcionários/operários, não apresenta grande sucesso com relação à recolocação de executivos. Em geral é difícil convencer outras empresas de que o profissional que não deu certo em nossa organização será bom para elas. Além do que, a maioria dos executivos não se agrada muito da hipótese de ser ajudado pela área de Recursos Humanos que negociou e providenciou sua saída.

4.

RECOLOCAÇÃO VIA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO FINANCEIRO EXTRA

Vez por outra a empresa demissora se propõe a ajudar a recolocação do seu executivo demitido dando-lhe um verba extraordinária para que o mesmo procure uma consultoria de recolocação e compre, como pessoa física, os serviços de orientação e apoio especializado de que necessita. Este procedimento tem o inconveniente, para a empresa, de que o dinheiro dado nem sempre é aplicado na aquisição daquele serviço e muitas vezes vai para o consumo do demitido. O dinheiro some mais depressa do que se imagina. De repente não tem mais o dinheiro, nem o novo emprego. Observe-se que em muitos casos, o demitido volta à empresa para pedir nova ajuda.

5.

RECOLOCAÇÃO COM SERVIÇOS DE APOIO CONTRATADOS PELA EMPRESA DEMISSORA

É o que se chama de “OUTPLACEMENT”. A empresa demissora contrata ela mesma uma consultoria especializada na Orientação e Apoio para Recolocação de Executivos e inclui tal beneficio no “pacote” de saída do executivo. Arca com toda a despesa e permite ao seu demitido escolher a empresa que lhe prestará os serviços, encaminhando-o para consultorias reputadas. Acompanha o desenrolar do projeto de recolocação e apóia o processo onde for o caso. É importante lembrar que o executivo demitido que tem o “Outplacement” como beneficio de saída, recebe implicitamente uma recomendação da empresa demissora, subentendendo-se que a mesma nada tem contra o seu ex-profissional, o que é importante para as empresas que por ele possam se interessar.

Os benefícios da adoção da política de “Outplacement” para os seus executivos a serem eventualmente demitidos são importantes para a empresa demissora. Senão vejamos:

- Demonstra, objetivamente, aos seus executivos sua preocupação com sua responsabilidade social.
- Assegura a manutenção de um bom relacionamento com o executivo demitido.
- Resolve, com menos dor, conseqüências de decisões gerenciais equivocadas do passado.
- Cria condições para efetuar mudanças internas, sem maior desumanidade, ao final.
- Desenvolve/mantém uma imagem positiva como empregadora no mercado.
- Prestigia antiguidade, lealdade e dedicação histórica na hora de uma eventual separação.
- Não deixa ao desamparo o executivo demitido - muitas vezes despreparado para recolocar-se no mercado de trabalho - e quase sempre inicialmente fragilizado psicologicamente.

As empresas mais atualizadas e modernas, que percebem sua responsabilidade social, principalmente junto ao seu contingente de recursos humanos, já estão hoje adotando a política do “Outplacement” para seus executivos. Embora aumentando gastos, os benefícios para essas empresas e para os seus executivos, mais do que justificam tal investimento.

Um abraço do, 

Laerte Cordeiro
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –